1 Timóteo 2:5-6
"Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus, o qual se entregou a si mesmo como resgate POR TODOS. Esse foi o testemunho dado em seu próprio tempo.
"Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus, o qual se entregou a si mesmo como resgate POR TODOS. Esse foi o testemunho dado em seu próprio tempo.
A questão da predestinação versus livre
arbítrio já dura há muito tempo no corpo de Cristo. Há muitos que dizem
que Deus já escolheu aqueles que seriam salvos e que estes e ninguém
mais será salvo. Posteriormente e de acordo com este ponto de vista, se
alguém será salvo ou não, não é tanto uma questão de alguém pregar a
Palavra para ele e ele posteriormente crer nesta Palavra. Embora ele
definitivamente precise fazer isso, basicamente ele pode fazer isso
somente porque Deus o "predestinou", o "escolheu". Se Deus não o tivesse
"predestinado", se Deus não o tivesse "escolhido"- no sentido de tê-lo
escolhido em lugar de outra pessoa que não foi escolhida - então ele não
seria salvo. É, então, Deus que escolhe quem será salvo e quem Ele,
dentro desta visão, "predestinou", escolheu previamente, para ser salvo.
Aqueles que Deus escolheu salvar serão salvos, mas aqueles a quem Ele
não escolheu (que na verdade significa então: aqueles que Ele rejeitou
para a salvação) não serão salvos. Esta é definitivamente uma doutrina
muito conveniente, pois desloca a responsabilidade da salvação para
Deus, o que significa que Ele, de acordo com esta visão, já escolheu os
que serão salvos. Então, se você não sente vontade de falar da Palavra a
outros... Não é bem um problema. Deus sabia, e não enviou ao seu
caminho alguém que era para ser salvo. Afinal, quem tiver que ser salvo
será salvo, aconteça o que acontecer... Deus é quem sabe. É minha
opinião pessoal que, por mais conveniente que esta doutrina seja, ela é
também uma doutrina muito errada e perigosa. Eu acredito também que é
essa doutrina que é responsável, pelo menos parcialmente, pela
passividade de muitas pessoas em falar sobre a Palavra: as pessoas não
se sentem responsáveis por falar do evangelho, pois em última instância,
e de acordo com essa visão, quem é para ser salvo será salvo. Eu
discordo plenamente desta esta posição. Eu acredito que, de acordo com a
Bíblia, Deus deu o Seu Filho por TODOS os homens, o que significa então
que sua escolha para a salvação é:
todo mundo. Consequentemente, isto significa que a visão de que Deus escolheu para salvar alguns e não outros não pode estar correta.
Salvação: Escolha de Deus para todos.
Para ver o que é o desejo de Deus sobre a salvação, vamos começar com 1 Timóteo 2:3-4. Lá, lemos:
1 Timóteo 2:4
"Deus, nosso Salvador... que deseja que todos os homens sejam salvos, e cheguem ao conhecimento da verdade."
"Deus, nosso Salvador... que deseja que todos os homens sejam salvos, e cheguem ao conhecimento da verdade."
Quem Deus quer que seja salvo? O que é a Sua
vontade a respeito da salvação? O que é que Ele quer, deseja? Como a
passagem nos diz, Ele deseja, quer que todos os homens sejam salvos!
"Todos os homens” significa TODOS. Ele não escolheu algumas pessoas e
não outras e então deu Seu Filho por aqueles apenas. Ao invés disso, Ele
deu Seu Filho por todos, por todo mundo na face desta terra e Ele
deseja que todos na face desta terra sejam salvos! Esta é a Sua vontade,
o Seu desejo, o Seu querer, a Sua escolha. Aqui está o que os versos 5 e
6 desta mesma epístola nos dizem:
1 Timóteo 2:5-6
"Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus, o qual se entregou a si mesmo como resgate POR TODOS. Esse foi o testemunho dado em seu próprio tempo.”
"Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus, o qual se entregou a si mesmo como resgate POR TODOS. Esse foi o testemunho dado em seu próprio tempo.”
Por quantos Jesus se entregou como resgate? Não
para alguns, mas para todos os irmãos e irmãs. Jesus Cristo pagou o
preço por todo mundo e fez isso com o objetivo de que todos possam
saborear a salvação. Se Ele, então, fez isso, não seria totalmente
contraditório dizer que Deus realmente escolheu apenas alguns desses por
quem deu o Seu Filho, o que então significa basicamente que Ele não
escolheu (ou seja, rejeitou) o restante? Imagine que você fosse a uma
prisão, e amasse a todos os presos tanto que você pagasse o preço mais
alto possível - para Deus este preço, foi o Seu Filho - para torná-los
livres. Quantos você gostaria de ver livres? Eu imagino TODOS. Agora
imagine que alguns destes escolhidos permanecessem na prisão. Como você
se sentiria? Você não ficaria pesaroso e triste por isso? Você pagou o
preço mais alto por eles! Você quer que eles sejam livres! Eu ficaria
muito triste se eles optassem por ficar presos e acredito que Deus
também. Ele deu Seu filho, Ele pagou o mais alto preço possível por
todos, e sabe de uma coisa? Ele quer que todo mundo aproveite o que Ele
tornou disponível. Ele quer que todos sejam livres "do domínio das
trevas e transportados para o Reino do seu Filho amado" (Colossenses
1:13).
Aqui está o que famosa passagem de João 3:16, que é tão frequentemente citada, nos diz:
João 3:16-18
"Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito para que TODO o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo; mas para que O MUNDO fosse salvo por meio dele. Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus."
"Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito para que TODO o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo; mas para que O MUNDO fosse salvo por meio dele. Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus."
Deus amou o mundo (usando o nosso exemplo, com
os prisioneiros: Ele amou a todos os prisioneiros, e não apenas alguns) e
pelo mundo inteiro, por TODOS, Ele deu o Seu Filho. Por quê? "PARA QUE
O MUNDO ATRAVÉS DELE PUDESSE SER SALVO." Quando Deus deu o Seu Filho, o
Seu alvo não era apenas uma parte do mundo, mas todo o mundo! Ele não
queria libertar alguns prisioneiros, mas TODOS os prisioneiros. A
salvação é escolha de Deus para todos, porque era para todo mundo que
Ele pagou o respectivo preço. Não há nenhum homem na face da terra para
quem Deus fez a escolha que esteja perdido.
O que a Palavra quer dizer quando fala sobre os escolhidos?
Como lemos nas últimas páginas, é a vontade
declarada de Deus que todos os homens sejam salvos e para este fim Deus
pagou com a vida de Seu Filho. Agora, se Deus quer que todos os homens
sejam salvos, isso significa que é a escolha de Deus que todos os homens
sejam salvos. Consequentemente, se esta for a escolha de Deus, a
vontade de Deus para todos, o que então isso faz de todos no que diz
respeito à salvação?
ESCOLHIDOS. Em outras palavras, quando a
Palavra de Deus se refere a nós como os eleitos e escolhidos, de forma
alguma isso significa escolhidos em relação a outros que supostamente
não são escolhidos. TODOS são escolhidos para a salvação, pois esta é a
escolha, o que Deus deseja para cada homem (embora, obviamente, nem
todos aceitarão a Sua oferta). Ao invés disso, o que a Palavra quer
dizer, chamando-nos escolhidos, é que somos escolhidos para a salvação. A
salvação é escolha de Deus, a Sua vontade, para cada homem e, portanto,
em relação à salvação, todos os homens são escolhidos por Ele. No
entanto, nem todos vão aceitar esta oferta, e o resultado é que eles
serão perdidos. Mas eles não estão perdidos porque Deus não os escolheu
para a salvação, mas porque optaram por rejeitar o que foi a escolha de
Deus para eles. Da mesma forma, nós também não fomos salvos porque Deus
nos escolheu
em lugar de outros, que supostamente não
teriam sido escolhidos. Em vez disso, fomos salvos porque escolhemos
aceitar o que foi a escolha de Deus para nós e para cada homem. A
salvação é uma questão de acreditar. É uma questão de as pessoas
escolherem a Deus e não uma questão de Deus as escolher. Na mente de
Deus, não há dúvida: Ele escolheu TODOS os homens para a salvação e para
este fim deu o Seu Filho. Veja novamente essas passagens das
Escrituras:
Atos 10:43
"todo o que nele crê receberá a remissão dos pecados pelo seu nome."
"todo o que nele crê receberá a remissão dos pecados pelo seu nome."
Romanos 9:33, 10:11
"quem quer que nela crer não será confundido."
"quem quer que nela crer não será confundido."
1 João 5:1
"Todo aquele que ama ao que o gerou, ama também ao que dele é nascido."
"Todo aquele que ama ao que o gerou, ama também ao que dele é nascido."
João 11:26
"todo aquele que vive, e crê em mim, jamais morrerá."
"todo aquele que vive, e crê em mim, jamais morrerá."
João 3:16
"todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."
"todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."
João 12:46-48
"todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas. E, se alguém ouvir as minhas palavras, e não as guardar, eu não o julgo; pois eu vim, não para julgar o mundo, mas para salvar o mundo. Quem me rejeita, e não recebe as minhas palavras, já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado, essa o julgará no último dia."
"todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas. E, se alguém ouvir as minhas palavras, e não as guardar, eu não o julgo; pois eu vim, não para julgar o mundo, mas para salvar o mundo. Quem me rejeita, e não recebe as minhas palavras, já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado, essa o julgará no último dia."
Veja quem são "todo aquele" e "quem" nestas
passagens. TODO AQUELE, independentemente de quem ele seja - é isto que
"todo aquele" ou "quem" significa - vai ser salvo ou não, dependendo se
ele acreditou ou não. Se ele acreditar ele será salvo, já que é a
escolha, a vontade de Deus para ele. Mas se ele escolher não acreditar,
então ele não será salvo. Isto em nada é de forma alguma escolha de
Deus, a vontade de Deus para ele, mas isso vai acontecer com base na
escolha que este homem fez. É simples assim.
Resumindo: existem dois tipos de escolha. Um
tipo de escolha refere-se à escolha de uma pessoa e não outra pessoa.
Em outras palavras: Eu escolhi você, em vez de outra pessoa. Nesse
sentido, e de acordo com a doutrina da eleição, Deus nos escolheu e
rejeitou outros. Ele predestinou para a salvação a nós, os cristãos, mas
não os outros. Os outros não foram escolhidos, de acordo com essa
visão. Este ponto de vista pode estar correto? Não, porque de acordo
com outras passagens das Escrituras que lemos, Deus deseja, é Sua
escolha, que todo mundo seja salvo e exatamente por este propósito, a
salvação de todos, Ele deu o Seu Filho. Portanto, a escolha e a
predestinação que são mencionadas em Efésios 1:3-7 -"nos elegeu nEle
antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis diante
dEle em amor: e nos predestinou para sermos filhos de adoção por Jesus
Cristo, para si mesmo..." - não têm o significado de sermos escolhidos,
em lugar de outros que supostamente não são
escolhidos, mas de nós sermos escolhidos para salvação. A mesma escolha -
a salvação - Deus fez para todos os outros também, quando deu o Seu
Filho. Como os prisioneiros de nosso exemplo: todos foram escolhidos
para experimentar a liberdade. Eu tenho justificativa, então, para falar
com os ex-prisioneiros que aceitaram a minha proposta e dizer "você é
predestinado para a liberdade", "eu o predestinei para isto", "Você é
minha escolha"? Sim, eu estou absolutamente justificado para fazer
isso.No entanto, sendo que esta é também a minha escolha para aqueles
que ainda estão na prisão, quando eu digo "escolhido", eu de maneira
alguma, quero dizer que estes são escolhidos
em lugar dos outros que rejeitaram a minha
oferta. Para eles também é a minha escolha que eles sejam livres. Deus
realmente nos escolheu, mas
Ele não nos escolheu em lugar de outros. Deus não escolhe aqueles que seriam salvos e os que não seriam. Se ele fizesse Ele faria acepção de pessoas e Ele não faz:
Atos 10:34
"Deus não faz acepção de pessoas."
"Deus não faz acepção de pessoas."
Ao invés disso, Deus será encontrado por todos
que O buscam. Na verdade, Ele está à procura de pessoas que buscam para
que Ele possa se revelar a elas:
Salmo 14:2
"O Senhor olha dos céus para os filhos dos homens, para ver se há alguém que tenha entendimento, alguém que busque a Deus."
"O Senhor olha dos céus para os filhos dos homens, para ver se há alguém que tenha entendimento, alguém que busque a Deus."
e Deuteronômio 4:29
"E lá procurarão o Senhor, o seu Deus, e o acharão, se o procurarem de todo o seu coração e de toda a sua alma."
"E lá procurarão o Senhor, o seu Deus, e o acharão, se o procurarem de todo o seu coração e de toda a sua alma."
Quando alguém busca a Deus, quando ele O
convida a revelar-se a ele e é sincero, Deus irá mostrar-se 100%. Ele é
o único que irá atraí-lo a Ele. Mas isto não é o que Deus fará só por
essa pessoa. Ao contrário, isto é algo que Ele faz por todos os que O
invocam. Deus olha para as pessoas que O buscam e os que O buscam de
todo o seu coração vão encontrá-Lo. Isso não é algo que acontece, às
vezes, com algumas pessoas. Ao invés disso, é uma lei ditada pela
Palavra de Deus. Quando alguém convida Deus de todo o seu coração, Deus
irá mostrar-se 100% e atraí-lo para Si mesmo. É neste sentido que
precisamos compreender o registro do evangelho de João, que diz:
João 6:44
"Ninguém pode vir a mim, se o Pai, que me enviou, não o atrair."
"Ninguém pode vir a mim, se o Pai, que me enviou, não o atrair."
Muitas pessoas tomam esta passagem e dizem:"Vê?
Deus é que sabe. Se Deus quiser, Ele vai atrair essa pessoa a Ele. Se
Ele não quiser, Ele não vai atraí-lo.” Interpretar esta passagem dessa
maneira é o mesmo que dizer que Deus faz acepção de pessoas e ignora que
Jesus morreu por todos, para que todos possam ser salvos. Deus não
escolhe a quem chamar para Si. Em vez disso Ele vai mostrar-Se a todos
que O procuram. É uma lei espiritual que Ele ditou. Falaremos mais sobre
isso na próxima seção.
Salvação: Responsabilidades de Deus e nossas responsabilidades.
Deus realmente tem um papel a desempenhar na
salvação, o papel mais importante. Mas nós temos nossas próprias
responsabilidades e os papéis dados por Deus também. 2 Coríntios 5:18-21
é muito claro sobre o nosso papel na reconciliação dos homens com Deus.
Como lemos lá:
2 Coríntios 5:18-21
“Tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, ou seja, que Deus em Cristo estava reconciliando consigo o mundo, não levando em conta os pecados dos homens, e nos confiou a mensagem da reconciliação. Agora então, NÓS somos embaixadores de Cristo, como se o próprio Deus suplicasse a vocês através de nós: nós oramos em lugar de Cristo; seja reconciliado com Deus. Pois Ele se tornou pecado por nós, Aquele não conheceu pecado, para que pudéssemos nos tornar a justiça de Deus nele.”
“Tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, ou seja, que Deus em Cristo estava reconciliando consigo o mundo, não levando em conta os pecados dos homens, e nos confiou a mensagem da reconciliação. Agora então, NÓS somos embaixadores de Cristo, como se o próprio Deus suplicasse a vocês através de nós: nós oramos em lugar de Cristo; seja reconciliado com Deus. Pois Ele se tornou pecado por nós, Aquele não conheceu pecado, para que pudéssemos nos tornar a justiça de Deus nele.”
Ao dar Seu Filho, Deus reconciliou consigo o
mundo. Em outras palavras, a porta para Deus agora está aberta. Usando
novamente o exemplo com os prisioneiros, as portas da prisão estão
alertas! Mas os prisioneiros são cegos. Eles não podem ver. Eles estão
cegados pelo deus deste século (2 Coríntios 4:4), o diabo, para que eles
não vejam a salvação que está disponível para eles. Assim, alguém
precisa dizer ao povo: "A porta está agora aberta para Deus! Por favor,
sejam reconciliados com Deus.” Porque Ele se tornou pecado por nós.
Aquele que não conheceu pecado, para que pudéssemos ser a justiça de
Deus nEle!” Esta, a pregação, a introdução do povo ao Senhor, é o
ministério da reconciliação. E quem tem este ministério? A resposta é
muito simples:
NÓS. É nossa responsabilidade pregar ao povo.
Nós é que somos embaixadores de Cristo. Se você quer algo de um país
estrangeiro, você tem que contatar a embaixada daquele país, os
representantes, os "embaixadores" do país. Para Deus os embaixadores
somos NÓS. Deus abriu as portas da prisão, Ele abriu a porta para Si.
Ele reconciliou consigo o mundo, dando Seu Filho. Agora nós, uma vez
presos, uma vez cegos, temos de dizer para aqueles que ainda estão
presos e ainda cegos "cheguem-se a Deus, a porta está aberta!"
Maior clareza sobre as responsabilidades é dada em 1 Coríntios 3:5-6: Como lemos lá:
"Pois, que é Apolo, e que é Paulo, senão ministros
pelos quais crestes, e isso conforme o que o Senhor concedeu a cada um? Eu plantei; Apolo regou; mas Deus deu o crescimento.”
Veja: Deus tem um papel, o papel mais importante a desempenhar.
O papel de dar o aumento. Mas alguém tem que jogar a semente e alguém
tem de regar. E esse alguém não é Deus. Somos nós! São os ministros, e
não quer dizer o clero, mas nós, que temos ministério da reconciliação.
O texto não diz: "Deus plantou, Deus regou, Deus deu o crescimento"
Havia pessoas envolvidas que tinham que fazer o que Deus os havia
chamado para fazer. Pessoas que diziam: "aqui está Deus, reconcilie-se
com Ele" e que essa pessoa se aproximou de Deus, Deus o encontrou,
chamou-a a si mesmo. Havia também as pessoas, como Apolo, que regavam a
semente lançada no coração das pessoas, abrindo a Palavra de Deus e
compartilhando com eles as Suas verdades. Veja também este "pelos quais",
que eu marquei em negrito ("pelos quais crestes"). O meio através do
qual essas pessoas creram eram Paulo e Apolo. Eles desempenharam o seu
papel dado por Deus - o papel do intermediário, o ministro da
reconciliação, o embaixador de Cristo, o papel de plantar e regar. Mas
imagine se nós disséssemos "aqui está Deus" e Deus não aparecesse. Essa
pessoa então O encontraria? Por mais que ele quisesse, ele não iria
encontrá-Lo.Mas Deus promove a aproximação, Ele aparece, desempenha Seu
papel. Quando, pois João diz que ninguém vem ao Pai, se o Pai não
atraí-lo para Si, isso é absolutamente verdadeiro: se Deus não aparecer,
se Deus não der o aumento, eu e você podemos plantar e regar tanto
quanto quisermos, mas nada vai acontecer. Mas Deus aparece, faz o apelo,
dá o aumento. A questão é: nós vamos desempenhar o nosso papel, o
ministério da reconciliação que nos está designado, o plantio e a rega, o
"Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura" (Marcos
16:15)? Estes não são atos de Deus, mas papéis designados a nós.
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