terça-feira, 28 de abril de 2026

Governadora Hana Ghassan oficializa a maior promoção da história do Corpo de Bombeiros, para 580 militares .

Solenidade no Comando Geral em Belém marcou a primeira promoção funcional de 2026 .
Entre os oficiais, quatro foram promovidos a capitães, e cinco foram promovidos oa coronéis.
Com a presença da governadora do Estado, Hana Ghassan, o Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) realizou, na tarde desta segunda-feira (27), em Belém, a cerimônia de Troca de Luvas e Divisas que marcou a promoção de 580 militares. 
A solenidade, ocorrida no Comando-Geral da corporação, na avenida Júlio César, celebrou a primeira promoção funcional do ano - e também a maior da história da corporação.
Do total de promovidos, nove são oficiais e 571 integram o quadro de praças. 
Entre os oficiais, quatro foram promovidos a capitães, e cinco foram promovidos a coronéis. 
Desses oficiais promovidos a coronéis, duas são mulheres.
Os militares foram reconhecidos pelo desempenho e dedicação aos serviços prestados à população , e passam a assumir novas atribuições na corporação. 
A iniciativa reforça o compromisso do Governo do Pará com a valorização profissional, o fortalecimento da capacidade operacional e a ampliação das ações em todo o território estadual.
A governadora Hana Ghassan conduziu um dos momentos mais simbólicos da cerimônia, ao realizar o chamamento dos promovidos. 
“Atenção, promovidos, avançar”, anunciou. 
Na sequência, os cães de busca e salvamento Siriús e Logan conduziram as luvas destinadas aos novos coronéis. 
O ato também contou com a participação de familiares, responsáveis por colocar as novas divisas nos militares das graduações de primeiro e segundo sargento.
“Quero dizer a todos que estão aqui que eu também já fui uma criança que sonhou em ser bombeira. 
Como eu, muitos sonham com essa carreira. 
Com menos de 30 dias como governadora, me sinto honrada em participar da maior promoção já realizada de uma única vez no Corpo de Bombeiros. 
É um reconhecimento merecido. 
Desde que assumi, deixei claro que segurança pública e saúde são prioridades, porque sabemos que a segurança garante a tranquilidade para todas as demais atividades”, afirmou Hana Ghassan.
Durante a cerimônia, a governadora destacou os investimentos do Executivo estadual na área da segurança pública, com foco na ampliação do efetivo e na aquisição de equipamentos. 
Ela citou o anúncio recente do cronograma de convocação de 744 candidatos aprovados em concurso público, que devem reforçar o CBMPA.
“A cada missão, sabemos que esses profissionais muitas vezes arriscam a própria vida para proteger outras. 
Cumprimento também os familiares, que são fundamentais nessa trajetória. 
Seguiremos trabalhando para que mais momentos como este aconteçam. 
Com fé, trabalho e coragem, vamos avançar cada vez mais”, acrescentou.
Ao final da solenidade, foi realizado o tradicional banho dos promovidos, marcando a celebração coletiva da conquista.
Reconhecimento e trajetória
O comandante-geral do CBMPA, coronel Jaime Benjó, ressaltou que as promoções representam um reconhecimento institucional que beneficia diretamente a população paraense.
“É um momento de valorização da nossa tropa, que traz alegria aos militares e suas famílias. 
Esse reconhecimento fortalece a prestação dos serviços de proteção e defesa civil nos 144 municípios, pois reforça o compromisso e a clareza da missão da corporação”, destacou.
Entre os promovidos, a coronel Girlene Melo celebrou a conquista após 25 anos de carreira. 
“Sou oriunda do bairro da Terra Firme e minha trajetória não foi fácil. 
Hoje tenho a honra de alcançar esse posto. 
Com o apoio do Governo do Pará e do comando da corporação, estou realizando um sonho. 
E quem ganha com isso é a população paraense”, afirmou.
O coronel Luiz Alfredo também destacou a importância do momento. “Alcançar o posto de coronel, o mais alto da carreira, é indescritível. 
Relembra toda a nossa trajetória profissional. 
É um reconhecimento que se reflete na nossa vida pessoal e familiar. Agradeço ao Governo do Pará e parabenizo todos os promovidos”, disse.
Fonte : Agência Pará
Blog do Xarope via Agência Pará .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.