segunda-feira, 3 de junho de 2019

Empresa licitada pelo SAS para assumir serviços de abastecimento de água já está atuando em Santarém

Cosanpa fará manutenção corretiva no Complexo Irurá nesta terça-feira (14) — Foto: Reprodução/TV Tapajós
Após a publicação do decreto que tira da Cosanpa a concessão dos serviços de água e esgoto em Santarém, oeste do Pará, o abastecimento deve ser assumido pela prefeitura, SAS (Serviço Autônomo de Saneamento de Santarém) e a Novacon Engenharia de Concessões LTDA, em até 15 dias. A empresa já está atuando no município e é responsável pelo microssistema no bairro Vitória Régia.
Segundo o prefeito Nélio Aguiar, a empresa Novacon foi licitada pelo SAS e tem uma autorização para assumir de maneira provisória os serviços. Um edital de licitação deve ser lançado pelo município para concessão dos serviços de água e esgoto.
Nélio Aguiar disse que a empresa tem todo suporte para que o abastecimento seja realizado normalmente. “A empresa já está operando no bairro Vitória Régia e tem toda mobilização e irá tomar as providências necessárias de abastecimento, até que audiências públicas e publicações de editais aconteçam”, afirmou.
O prefeito explicou que não é somente o abastecimento de água que será exigido pela empresa vencedora da licitação. “Todas as casas deverão ter abastecimento de água. A empresa vencedora da licitação terá de investir na área de esgoto para que até 95% cidade tenha rede de tratamento”, pontuou.
Em 2017, o município publicou edital de manifestação de interesse para estudos do sistema de água em Santarém. O próximo passo, segundo Nélio Aguiar, é realizar audiência pública sobre os modelos de concessão do serviço de abastecimento e esgotamento sanitário.
A prefeitura está realizando obras com investimento atual de R$ 33 milhões em rede de esgoto, mas vai atender somente 25% da população. A ideia é que a empresa que vencer a licitação, em 6 ou 8 anos, ultrapasse o atendimento de 95% da população com coleta e tratamento de esgoto.
Sobre os custos com a captação de água feita pelo complexo Irurá e poços profundos da Cosanpa, o prefeito de Santarém informou que a nova concessionária ficará responsável de indenizar os valores para a Cosanpa. "Ainda será feito todo o levantamento pra saber quanto vão ter que pagar", finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.