terça-feira, 18 de maio de 2021

Helder promete empenho para encontrar jovem desaparecido, após sequestrado por PMs em Xinguara

Dona Zely, mãe de Mateus Gabriel foi abraçada por Helder Barbalho, que se comprometeu a direcionar todo o aparato das forças de segurança do estado para elucidar o caso e encontrar o jovem.
No dia do aniversário de 39 anos de Xinguara, o governador Helder Barbalho (MDB) visitou o município nesta última quinta-feira, 13, quando foi recepcionado por uma manifestação de familiares e amigos do jovem Mateus Gabriel, desaparecido há mais de 100 dias, depois de ter sido espancando e sequestrado por policiais militares, hoje presos pelo suposto crime. Na oportunidade, Helder entregou o benefício do “Sua Casa” – antigo Cheque Moradia – para 42 famílias e inaugurou as novas instalações da Escola Estadual de Ensino Médio “Pedro Ribeiro Mota”.
As investigações da Polícia Civil concluíram que Mateus Gabriel da Silva Costa, com 18 anos de idade, foi mais uma vítima de violência policial em Xinguara e está desaparecido, para o desespero de seus familiares, principalmente sua mãe, Zely Aparecida, uma empregada doméstica de 40 anos, que sofre desde então e busca todos os dias por informações que levem ao seu filho.



Segundo 07 (sete) testemunhas, 04 (quatro) policiais militares do Grupamento Tático Operacional foram vistos perseguindo e espancando o jovem, que saiu de um jogo de futebol em sua moto e foi parado em um beco, onde apanhou violentamente, por volta de 5 minutos e depois disso o colocaram dentro de uma viatura e ele nunca mais foi visto.
Em inquérito policial elaborado pelo delegado de Xinguara, os PMs optaram por não falar e depois de muita pressão da comunidade, foram presos, mas até agora nenhum revelou o paradeiro do jovem. O corregedor-geral da Polícia Militar do Pará, coronel Albernando Monteiro da Silva, abriu processo administrativo disciplinar para apurar o caso que envolve a participação dos policiais, que são: Os cabos André Pinto da Silva, Dionatan João Neves Pantoja, Wagner Braga Almeida e Ismael Noia Vieira, nos crimes de tortura e sequestro contra o jovem Mateus Gabriel da Silva Costa, de 18 anos, no dia 3 de fevereiro deste ano, em Xinguara, no sudeste paraense.
A família vem realizando buscas com apoio do corpo de bombeiros, tendo inclusive realizado semana passada, uma varredura em um lago de dejetos na cidade de Xinguara, mas não encontram nada. A família e amigos oferecem a recompensa de R$15 mil reais para quem der informações que ajudem a encontrar o jovem desaparecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.