terça-feira, 18 de maio de 2021

Mais de 90 casos de abusos sexuais contra crianças e adolescentes registrados em Santarém

A permanência por mais tempo em casa tem deixado as crianças mais vulneráveis aos abusadores.

Diagnóstico de Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes elaborado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do adolescente (Comdca) aponta que só no primeiro trimestre de 2021, os conselhos tutelares, o ParáPaz e o Creas atenderam 92 casos de abusos sexuais cometidos contra crianças e adolescentes em, Santarém, oeste do Pará.
O levantamento foi apresentado na manhã desta segunda-feira (17), em evento realizado no Centro de Informações Ambientais (Ciam) como parte da programação alusiva ao 18 de Maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
O diagnóstico mostrou ainda, que embora o abuso sexual seja o crime que sobressai em se tratando de violação dos direitos de crianças e adolescentes nos primeiros três meses do ano, em Santarém, outras crimes também foram registrados, como, maus-tratos.
Para a presidente do Comdeca, Roselene Andrade, a permanência por mais tempo no ambiente familiar tem deixado as crianças mais vulneráveis aos abusadores, uma vez que, na maioria dos casos os abusos são praticados por pessoas da família ou do círculo de amizade dos pais.

No último dia 13, a Delegacia de Atendimento à Criança e Adolescente (Deaca) cumpriu mandado de prisão contra um homem que abusava da filha de 10 anos de idade, em Santarém.

Programação


O "dia D" - 18 de maio, será trabalhado por meio de divulgação virtual com um vídeo com os entes envolvidos nesse enfrentamento.

No dia 20, no Ciam, às 9h30, será realizado o lançamento da campanha nacional de Erradicação do Trabalho Infantil pela equipe das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Aepeti).

Dias 25 e 26, das 14h às 17h, haverá uma Formação de Escuta Qualificada para a rede de defesa e proteção de crianças e adolescentes sobre os processos e encaminhamentos do fluxo implementado no município de forma online.



fonte: G1 Santarém

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.