segunda-feira, 4 de abril de 2022

Santarém dá início às campanhas de vacinação contra a gripe e sarampo; veja público alvo



A Secretaria Municipal da Saúde (Semsa) de Santarém, oeste do Pará, iniciou na manhã desta segunda-feira (4), as campanhas de vacinação contra gripe e sarampo. As Unidades de Saúde (UBS) estão abastecidas com os imunizantes e disponíveis para a população.

A campanha contra gripe tem duas fases. Na primeira etapa, que acontece de 4 de abril até o dia 29, serão contemplados idosos com 60 anos ou mais e profissionais da saúde. O imunizante é tomado somente uma vez ao ano.

A segunda fase inicia no dia 30 de abril. Será voltada para crianças de 6 meses a menores de 5 anos.

No dia 2 de maio será contemplado o seguinte público: deficientes, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, força de segurança, professores e pessoas com comorbidades.

A meta é imunizar cerca de 90% da população elegível para estratégia da campanha. A estimativa é que cerca de 30.194 idosos e 8.119 profissionais da saúde sejam vacinados em Santarém.

De acordo com a enfermeira do setor de frio, Cátia Moura, a estratégia contra o sarampo foi ampliada para atingir o maior público possível de crianças e profissionais da saúde para receber o imunizante.

"As crianças de 6 meses a menores de 5 anos devem tomar uma dose extra da vacina tríplice viral, mesmo já tendo tomado as duas doses do imunizante. Todos os profissionais da saúde precisam tomar as duas doses. A vacina contra o sarampo é feita para pessoas até aos 59 anos de idade", destacou a enfermeira Cátia.

Apenas as crianças que tomaram a tríplice viral há menos de um mês é que não devem tomar a vacina novamente.

Calendário de vacinação

A campanha de vacinação contra a gripe iniciou nesta segunda-feira (4) e segue até o dia 2 de maio para idosos e trabalhadores da saúde junto com a primeira etapa da vacinação contra influenza.

A campanha de vacinação contra o sarampo inicia no dia 3 de maio e segue até o dia 3 de junho de 2022 para crianças de 6 meses a menores de 5 anos junto com a segunda etapa da vacinação contra influenza.

com informações G1 SANTARÉM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.