A corrida por representatividade nas políticas públicas de cultura do Pará ganhou novos contornos nesta terça-feira (13).
| Reunião de fazedores e fazedoras de cultura em Santarém. Foto: reprodução |
O Governo do Pará publicou hoje a lista preliminar de habilitados para o processo eleitoral do Conselho Estadual de Cultura (CEC/PA).
Para o setor artístico de Santarém, oeste do estado, o documento revela quem terá poder de voto e, principalmente, quem são os nomes que se lançaram como candidatos para representar o município no CEC/PA.
O processo faz uma distinção importante entre dois grupos.
A maioria dos nomes listados figura como eleitores, ou seja, agentes culturais que se cadastraram exclusivamente para escolher seus representantes.
No entanto, um grupo menor se inscreveu como candidatos.
São essas pessoas que, se eleitas, terão mandato para debater orçamentos, editais e diretrizes culturais junto à gestão estadual.
Articulação política
A análise da lista mostra uma mobilização desigual entre os setores da cultura.
A área de Música desponta com o maior volume de participantes em Santarém, somando 18 habilitados, mas com apenas um candidato disputando a vaga.
Já o segmento de Culturas Afro-Brasileiras mostra forte articulação política, apresentando 4 candidatos diferentes disputando a preferência dos eleitores.
Outros segmentos, como Artes Visuais, Dança e Cultura Urbana, garantiram apenas eleitores, sem lançar candidaturas próprias nesta etapa, o que significa que terão que escolher representantes de outras regiões ou aguardar novas definições.
O documento também listou uma série de inabilitações — pessoas que tiveram o cadastro negado, majoritariamente por problemas na comprovação de residência ou tempo de atuação.
Eles agora têm prazo para apresentar recurso administrativo e tentar reverter a decisão.
Confira abaixo a relação dos nomes de Santarém aptos a participar do pleito, divididos por setor e função:
QUEM SÃO OS CANDIDATOS (Concorrem a uma vaga)
Estes são os nomes que pedem votos para assumir o cargo de conselheiro:
Artesanato, Moda e Design: Raphael Lukas Ferreira Ribeiro
Culturas Afro-Brasileiras: Jackson Douglas Santana Ferreira, Patricia Lilia de Melo, Rallson Nunes Santos e Paulo Lopes dos Reis
Livro, Leitura e Literatura: Erica Castro da Silva
Música: Júlio Heleno Lages Pereira
Patrimônio Cultural Imaterial: Lucas Gustavo de Melo Pereira e Monique Melo Marinho da Paixão
Fonte : Blog do Jeso
Blog do Xarope via Blog do Jeso
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.