Intervenção marca os 410 anos de Belém e vai fortalecer o turismo, a cultura e a geração de emprego no distrito
Em parceria com o Ministério das Cidades, o Governo do Pará assinou, na tarde desta segunda-feira (12), aniversário de 410 anos do município de Belém, a Ordem de Serviço para a reconstrução da Orla do Cruzeiro, no Distrito de Icoaraci.
Além de fomentar o turismo e promover a geração de novos empregos, a obra garante infraestrutura e mobilidade urbana para os bairros e distritos da capital paraense.
"Quero agradecer ao Jader Filho que, como ministro das Cidades, hoje nos ajuda com a ordem de serviço para a reforma da Orla do Cruzeiro. Parabéns pelo trabalho como ministro paraense. Agradeço ao presidente Lula por mais esse investimento no nosso estado. Parabéns, Belém, pelos 410 anos da nossa capital da Amazônia.
Quero festejar esse momento, em mais um ano de aniversário da nossa capital, com muitas razões para comemorar.
Olhar Belém antes de 2025 e depois, com certeza, juntos, escrevemos mais um capítulo da história da nossa cidade.
Que Deus possa nos iluminar para fazer muito mais pela nossa capital.
É com trabalho, disposição e luta é que vamos seguir avançando", destacou o governador do Pará, Helder Barbalho.
A vice-governadora Hana lembrou dos avanços que ainda virão para Belém e o Distrito de Icoaraci a partir da autorização da execução de novas obras.
"Hoje é um dia especial, aniversário da nossa capital Belém.
São 410 anos de muita história e tradição, de amor por essa cidade.
E é tão bom ver esse momento que estamos vivendo, construindo.
É uma construção coletiva.
O ano de 2026 vai ser um ainda melhor. São apenas os primeiros dias do ano e já estamos começando com o pé direito.
É bom olhar para frente e ver o que ainda terá.
A gente entrega uma obra e já assina a ordem de serviço para uma outra.
Daqui para frente, vamos buscar mais desenvolvimento para Icoaraci, para Belém, para o nosso Estado do Pará", falou a vice-governadora Hana Ghassan.
O projeto de reconstrução da Orla do Cruzeiro inclui a reforma da Feira do Açaí, do Mirante, da Feira do Artesanato, da praça, da cobertura do anfiteatro, da calçada e das barracas de tapioca.
Além disso, serão construídos dois novos espaços: uma área de recreação e esporte e barracas de água de coco.
"Hoje estou realizando um sonho. Em 2023, junto com o Helder, pensamos em uma obra que pudesse fazer Icoaraci mais bonita. Chegamos a conclusão que, com os recursos do Ministério das Cidades, do presidente Lula e a execução do Governo do Pará, poderíamos fazer a reforma da Orla do Cruzeiro. Icoaraci terá a orla mais bonita do Pará.
Parabéns para a nossa cidade, que avança, cresce, que a gente tem muito orgulho de ter nascido", lembrou o ministro das Cidades, Jader Filho.
A Feira do Açaí terá área coberta, 10 boxes, 2 banheiros com acessibilidade e espaço com paisagismo.
A tradicional Feira do Artesanato passará por restauração da estrutura física e receberá 2 banheiros com acessibilidade.
A área de recreação da Orla do Cruzeiro contará com quadra de futmesa, playground interativo, pista de skate, academia ao ar livre, espaço de kitesurf, espaço pet e fonte interativa.
Para proporcionar mais conforto aos comerciantes e visitantes da orla, a obra garantirá a construção de 14 barracas de água de coco e 2 banheiros com acessibilidade, assim como uma nova estrutura para as 2 barracas de tapioca existentes.
"Belém é uma cidade extraordinária, que tem no seu povo o maior orgulho.
E essa parceria entre o governo do Estado e a prefeitura de Belém tem transformado a nossa cidade.
E também agradeço ao ministro Jader Filho, que tem sido um grande parceiro junto ao Governo Federal.
Ainda tem muito a fazer, mas já avançamos bastante nesse trabalho junto ao povo da nossa capital", falou o prefeito de Belém, Igor Normando.
Moradora de Icoaraci, a aposentada Wilma da Silva, de 91 anos, destaca a importância da obra de reconstrução da Orla do Cruzeiro.
"Essa obra é muito importante para o nosso coração, vai ajudar milhares de pessoas.
Tudo que vai ser colocado irá beneficiar as necessidades do nosso povo carente.
Muita gente frequenta, mas o ambiente é ruim.
Tem gente que vem, mas não gosta, muitas coisas estão quebradas. Agora, com certeza, tudo vai melhorar", disse.
Nazare Lira, de 66 anos, afirma que a nova orla vai valorizar a cultura e transformar o lazer e o turismo na "Vila Sorriso", como Icoaraci é conhecida.
"Além de recebermos muitos turistas, e agora ainda mais depois da COP,30 a orla vai beneficiar principalmente a nossa Feira de Artesanato, que é algo inigualável, não existe outro lugar igual.
As nossas peças são únicas.
Faço parte de um grupo de dança que acontece no espaço da orla e a obra vai trazer um benefício é inigualável.
Com a revitalização, com certeza vamos receber mais alunas.
É um lugar para ver o nascer do sol, observar a água, contemplar a nossa natureza".
A obra será executada pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), com recursos concedido pelo Ministério das Cidades, através da Caixa Econômica, e contrapartida do Governo do Pará.
O investimento será de R$ 13.850.000.
“A Orla do Cruzeiro vai se destacar ainda mais pelo aspecto do desenvolvimento turístico, econômico e o acolhimento das pessoas que visitam esse cartão postal do Distrito de Icoaraci.
E essa obra está garantida através de mais uma parceria entre o Governo Federal, através do ministro das Cidades, Jader Filho, e o Governo do Pará, liderado pelo governador Helder Barbalho e a vice-governadora Hana Ghassan”, disse o secretário de Obras Públicas, Ruy Cabral.
Confira mais detalhes da reconstrução da Orla do Cruzeiro, em Icoaraci
Feira do Açaí: padronização dos boxes para venda de alimentos e utilidades, construção de dois banheiros acessíveis, espaço paisagístico de convivência e cobertura para acomodar e proteger o açaí recebido das ilhas, hoje sem local específico.
Área de recreação e esporte: uma quadra de esportes, um playground interativo, pista de skate, uma academia ao ar livre, um espaço pet e área de contemplação.
Mirante: nova estrutura para o mirante existente, fortalecendo o seu valor histórico, permitindo a passagem das ambulâncias que realizam o transporte dos pacientes que desembarcam no trapiche, além dos caminhões com mercadorias.
Feira do Artesanato: restauração da estrutura física existente, respeitando a história e a cultura da feira de artesanato do Paracuri, e a construção de dois banheiros acessíveis.
Praça: espaços sombreados para descanso e contemplação e nova pavimentação decorativa.
Barracas de água de coco: ampliação da quantidade de barracas de água de coco, padronização das barracas com nova arquitetura e construção de dois banheiros acessíveis, hoje inexistentes.
Anfiteatro: nova cobertura, preservando a arquitetura atual.
Barracas de tapioca: nova estrutura com fechamento em alvenaria para as duas barracas de tapioca existentes e ampliação do espaço para acomodar mesas e cadeiras.
Fonte : Agência Pará
Blog do Xarope via Agência Pará
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.