terça-feira, 13 de agosto de 2013

Vando Amaral: “Fui eleito em uma campanha limpa, transparente, sem dar nenhum centavo para ninguém,”.

Na minha vida eu fui vendedor de chopinho, já vendi bolo e picolé, fui engraxate, servente de pedreiro e pedreiro. 
Tive um currículo de pobreza. 
Depois fui coroinha da igreja católica por certo tempo, quando tive grande admiração por uma freira que eu conheci, irmã Serafina, que ajudava muitas famílias que chegavam para abertura da região Transamazônica. Batizei-me aos 17 anos, na igreja Adventista, onde estou até hoje, graças a Deus.

Ex-militar, filho de pais humildes e que nasceu no município de Quixeramobim, um dos mais pobres do Ceará. Veio para a região da Transamazônica junto com os pais e nove irmãos. E se tornou sargento do Exército Brasileiro, graças a sua Fé inabalável e sua vontade de vencer, o cidadão Erivando Oliveira Amaral faz questão em mostrar seu lado evangélico e a dedicação que tem á sua família. “Homem temente á Deus e seguidor dos ensinamentos de Jesus Cristo,” o prefeito Vando, como é conhecido, e que faz questão em dizer que pratica o amor incondicional ao próximo lembra sua trajetória, suas lutas e sacrifícios. Com sua origem pública começando como vereador mais votado, presidente da Câmara Municipal, até se tornar o prefeito que trouxe ares de progresso ao município de Vitória do Xingu. Ele abre seu coração nesta entrevista exclusiva, contando detalhes inéditos de sua vida e da carreira política. Confira:

BLOG DO XAROPE- Como foi sua trajetória de vida até chegar á política?


“Estou na política por que Deus me
 deu essa grande oportunidade”.
Prefeito Erivando- Eu nasci em Quixeramobim, interior do Ceará, lugar de seca. Em 1972 meus pais vieram para cá, para a região da Transamazônica, quando eu tinha apenas um ano de idade. Desde criança sou acostumado a ver sofrimentos. Foi na época em que o governo do presidente Emílio Garrastazu Médici implantou o projeto de ocupação da Amazônia “Integrar para não entregar”, trazendo famílias do Nordeste e também do Sul para compor a Amazônia, na época da abertura da Transamazônica. O que nós sabemos através da história é que a Amazônia estava a mercê de invasões internacionais, então nós fomos desbravadores da Transamazônica, vindos para impedir que acontecessem as grandes invasões internacionais.
BLOG DO XAROPE- Antes de ser prefeito de Vitória do Xingu, o senhor teve outras profissões...
Prefeito Erivando- Tive. Quando meus pais vieram para cá, para a região, no ano de 1972, Altamira praticamente tinha três ruas. Era o município mais interessado no desenvolvimento da Transamazônica por que era o município-Pólo da região, como até hoje continua sendo. Quando chegamos, meu pai que era agricultor veio a falecer quatro anos depois de nossa chegada. Agora você imagine, nós chegamos à região em um avião das Forças Armadas, FAB, eu minha mãe e minha família. Não sabíamos de nada, quando o avião aterrissou em Altamira, depois que meu pai morreu minha mãe não sabia que direção tomar, com dez filhos para criar. Meu irmão caçula tinha oito meses de nascido, minha mãe sem estudo, completamente analfabeta, então nós tivemos dificuldade enorme aqui na região, muito carente na época. Você imagine hoje que está desenvolvido, mesmo assim as pessoas vindas de outros Estados mais prósperos ainda acham que aqui é terra de índios, imagine naquela época! Não tinha nada, não tinha transporte. Quando nós desembarcamos aqui, através do projeto do governo, no avião da FAB, a gente via mais onça nas estradas do que gente. Eu conheço o sofrimento de perto, por isso me preocupo tanto com a felicidade e bem estar do próximo.
BLOG DO XAROPE-- Prefeito Erivando, então seu objetivo político é sempre ajudar ao próximo?
Prefeito Erivando- Com certeza. Eu aprendi desde berço, com minha mãe, que o dinheiro não é tudo, e assim pautei minha vida, até chegar á vida pública. Sou prefeito por que Deus me deu essa missão, não me considero melhor do que ninguém. Hoje eu me vejo com a missão de fazer as pessoas de Vitória do Xingu felizes. Sei que tenho uma responsabilidade enorme, na condição de prefeito, de dar uma saúde de qualidade aos habitantes do município, uma melhor infra-estrutura, um esporte e uma educação de qualidade aos nossos jovens. Quero que os alunos do município tenham uma educação de qualidade, para que possam prestar vestibulares e concursos públicos e sejam aprovados com destaque. Meu objetivo é dar o melhor para as pessoas. E me empenho nessa missão.
BLOG DO XAROPE-- Continuando sua história de vida, o que aconteceu depois que seu pai faleceu?
Prefeito Erivando- Meu pai veio trabalhar na agricultura, com terras doadas pelo Incra, na região de Pacajá. Dois anos depois que ele faleceu, eu, minha mãe e meus irmãos mudamos para Altamira e ficamos entre Altamira, Vitória do Xingu e Brasil Novo. Há 38 anos minha mãe mora na mesma localidade aqui em Altamira.
BLOG DO XAROPE-- Prefeito, quando a política entrou em sua vida?
Prefeito Erivando- Antes quero te explicar uma coisa; a política na vida do ser humano tem dois objetivos, por que a maioria entra na política achando que vai ganhar dinheiro fácil, enquanto outros ingressam na vida pública por que tem a vontade de ajudar, é um dom e eu me enquadro nessa segunda situação. Na minha vida eu fui vendedor de chopinho, já vendi bolo e picolé, fui engraxate, servente de pedreiro e pedreiro. Tive um currículo de pobreza. Depois fui coroinha da igreja católica por certo tempo, quando tive grande admiração por uma freira que eu conheci, irmã Serafina, que ajudava muitas famílias que chegavam para abertura da região Transamazônica. Batizei-me aos 17 anos, na igreja Adventista, onde estou até hoje, graças a Deus. Passei três anos estudando a Bíblia, realmente interessado para obter maior conhecimento, incentivado por um irmão meu. Hoje a maioria dos meus familiares é adventista.
BLOG DO XAROPE-- Voltando á política partidária na sua vida. Como aconteceu?
Prefeito Erivan- Eu estava no exército, com a patente de sargento. Tinha minhas terras, meu comércio, eu trabalhava nessa época com cacau, gado, como até hoje trabalho ainda. Então fiz um investimento na época, aproveitando que se comprava terras muito fácil, a preços bem acessíveis. No exército, sendo oficial, ganhava em torno de dez salários mínimos, o que era muita coisa. O que eu tenho até hoje, meu patrimônio adquiri na minha vida militar.  Comprei terrenos aqui em Altamira, fiz financiamentos. Eu sou um produtor que obteve financiamento do Pronaf, para criação de gado, no ano de 1994. Fui um dos primeiros a ser contemplados com este tipo de financiamento na região, e isso nos ajudou muito. Nesse momento eu decidi que seria melhor sair do Exército e tocar minha vida como pecuarista. Passei três anos na minha propriedade rural, com objetivo de ajudar as pessoas. Quando sai do Exército, me filiei pela primeira vez em um partido político, PSB, no ano de 1999, e assim começou minha carreira política.
BLOG DO XAROPE-- Foi meio que por acaso que o senhor se tornou político?
Prefeito Erivando- A verdade é que eu fui chamado para apoiar outra pessoa da vicinal. Quando me filiei ao PSB, eu estava até fazendo campanha para esse outro candidato. Foi quando a vicinal inteira me convidou para ser candidato. Agora imagine você sair da vida militar, onde se aprende camaradagem, companheirismo e ingressa na vida política, onde um está tentando derrubar o outro, como é costume, mas que não faz parte do meu perfil. Não foi fácil, mas eu aceitei o convite.
Candidatei-me a vereador. Fui o mais votado do município e não fui á sede do município pedir nenhum voto, por que a zona rural de Vitória do Xingu inteira me conhece. Dede que ingressei na vida pública, tenho 90% dos votos da zona rural. Para você ter uma idéia; a Vila de Belo Monte que fica próxima á minha propriedade, sempre me dá 90% dos votos, tanto para mim quanto para os meus candidatos. E tento cumprir com toda essa consideração. Tenho feito projetos importantíssimos para a zona rural. No meu primeiro mandato de vereador, quando fui presidente da Câmara, em 2000, não tinha nenhuma noção de política e fiz um curso de lideranças políticas na época para aprender como ser um bom legislador, eu entendo que para fazer um trabalho de qualidade a gente tem que se preparar.
Li muitos livros, já tinha conhecimento de algumas leis, desde o Exercito, da Constituição estadual e Federal. Depois fui me aperfeiçoando. Ganhei a presidência da Câmara de vereadores de Vitória do Xingu sem dar nem um centavo para ninguém! Veja o que é o direcionamento divino; Deus tem um objetivo para todos nós e meu objetivo é melhorar a vida das pessoas. Os moradores da zona rural conhecem o sofrimento mesmo! Sem estradas, sem transportes, não tem apoio de nada e eu me compadecia do sofrimento dos colonos da região e ajudando com as minhas forças, com ajuda de Deus. Mas sozinho era impossível, por isso eu aceitei o desafio em ser vereador, no primeiro mandato, logo assumi a presidência da Câmara municipal, com votação que dava para eleger três vereadores. Foi quando eu resolvi morar na sede do município, para poder apreciar melhor e tomar conhecimento mais amplo das dificuldades do município.
BLOG DO XAROPE-- Prefeito, quando o senhor foi presidente da Câmara municipal, como foi sua atuação?
Prefeito Erivando- Uma de minhas preocupações é que quando chovia, a água caia na cabeça dos vereadores. Então meu primeiro projeto foi um desafio; construir uma Câmara decente para o município de Vitória do Xingu. Na época o prefeito era o Anselmo, ele não aceitava que a nova Câmara fosse construída primeiro que a Prefeitura. Foi quando eu procurei o então deputado estadual Nadir Neves, o deputado me levou até o saudoso governador Almir Gabriel. O deputado pediu através de Emenda que o governador fizesse um complemento, através da Secretaria de Obras do Estado (SEOB). Levei a maioria dos vereadores até o governador Almir Gabriel, em audiência. Foi muita luta e muita confusão, mas conseguimos construir a nova Câmara municipal de Vitória do Xingu, através da SEOB. Esse prédio público, inaugurado no dia 26 de abril de 2001, até hoje é modelo na Transamazônica.
BLOG DO XAROPE-- Além da construção da Câmara municipal em Vitória do Xingu, qual foi o projeto de maior relevância do vereador Vando?
Prefeito Erivando- Junto com o deputado Nadir Neves, nós conseguimos implantar o ensino Médio na zona rural, no município de Vitória do Xingu, um antigo sonho meu que consegui realizar. Por conta desse ensino Médio, hoje na zona rural nós temos professores formados, técnicos de enfermagem e enfermeiros formados, e todos trabalhando na própria localidade. Tem aluno que vem de Anapú cursar o ensino médio na Vila de Belo Monte, aqui em Vitória do Xingu.
BLOG DO XAROPE-- O senhor teve mais um mandato, como vereador, no qual foi cogitado para se vice prefeito do prefeito Averaldo. Como foi?
Prefeito Erivando- Foi um desgaste político muito grande. Fui o único candidato a vereador na vicinal do 60, no meu primeiro mandato, no segundo tinham seis candidatos a vereador somente na vicinal do 60, por que estava cogitado que eu viria como vice prefeito. Então 14 amigos meus que me apoiavam na eleição anterior, vieram como candidatos a vereador. Imagine eu ter que explicar para essas pessoas que deveriam desistir por que eu viria candidato a vereador! Optei pelo silêncio, aceitei a candidatura deles, uns apoiando nosso candidato a prefeito, outros não. Mas eu encarei. O candidato a prefeito Averaldo, tinha certeza absoluta que eu não ganharia eleição, por que tinha perdido muito apoio na Transamazônica. Eu vim à reeleição, e ganhei como mais votado da coligação, isso tudo sem pregar nenhum cartaz! Eu nunca dependi financeiramente da política. Cheguei aonde cheguei, por que as pessoas me conhecem e sabem da minha dedicação.
BLOG DO XAROPE-- O senhor foi muito perseguido na gestão do prefeito Averaldo? Em sua opinião, foi perseguição pessoal?
Prefeito Erivando- Muitas. Sofri uma traição muito grande por parte do prefeito Averaldo, que eu considero uma covardia. Eles estavam mentindo para mim, para que eu fosse candidato a Presidente da Câmara, quando eles tinham outro nome para apresentar. Eu não estava acostumado com essa coisa de traição na política, como não sou até hoje. Minha decepção foi tão grande que não compareci á sessão que escolheu o novo presidente da Câmara Municipal. Nesse momento eu tive tanta angústia e tanta decepção que me causou um problema de hipertensão-(pressão alta), que sofro até hoje. Meus requerimentos ao prefeito nunca eram aceitos, nunca eram executados. Tive que usar minhas forças, meus recursos próprios para cumprir compromisso junto a meu eleitorado.
BLOG DO XAROPE-- O senhor então pensou em ser candidato a prefeito?
Prefeito Erivando- Sofri perseguição, o grupo do prefeito me podava. Em 2008 lancei um desafio, vim candidato a prefeito, pelo PSB de Vitória do Xingu, mas não tinha condições financeiras para encarar esse desafio, mesmo assim recebia muitos incentivos. Eu tinha votos, mas não tinha dinheiro para bancar campanha. Fui convidado pelo Anselmo, também candidato a prefeito, ele me falou: “Erivan, para ser eleito, só preciso do seu apoio”. Anselmo era bem querido e bem votado na sede, com a junção do meu nome na Transamazônica a vitória era certa. Como no passado eu havia tido dissensões com o então prefeito Anselmo, resolvi não aceitar o convite. Resolvi ser vice do candidato a prefeito Liberalino.
BLOG DO XAROPE-- Sendo candidato a vice-prefeito do Liberalino, o senhor também teve surpresas desagradáveis...
Prefeito Erivando- Eu não sabia da rejeição enorme que o candidato possuía na Transamazônica, meu reduto eleitoral! Por isso ele tinha interesse que eu desistisse da minha candidatura a prefeito. Na campanha, as pessoas me criticavam: “Erivando, você tinha que vir logo vice desse candidato? Tinha que escolher outro”. Ganhamos a eleição muito apertada, com uma diferença de 19 votos.
BLOG DO XAROPE-- O senhor foi traído, mesmo tendo colaborado com a vitória do Liberalino...
Prefeito Erivando- Tínhamos vários projetos para Vitória do Xingu, como vice–prefeito, mas novamente fui podado, dessa vez pelo prefeito Liberalino. Nós tínhamos um acordo de não pedir secretarias municipais, mas eu tinha uma grande admiração pelo trabalho de um  um excelente profissional, Dr. Adriano, e que foi nosso parceiro, e prometi que se eu fosse eleito, ele seria secretario de saúde do município. Desde outubro, depois do resultado das eleições, não consegui participar de nenhuma reunião com o prefeito Liberalino, muito menos pedir para que o Dr. Adriano fosse admitido como secretário de saúde. Em seu lugar Liber colocou Roseli como secretária de saúde.
BLOG DO XAROPE-- O senhor não fez nenhuma reclamação, não fez críticas?
Prefeito Erivando- Eu não falei nada, não reclamei nem fiz confusão com o prefeito. A cada dia mais decepções, os amigos que eu tinha, funcionários da prefeitura foram todos demitidos. Chegou ao extremo de eu sendo vice-prefeito de Vitória do Xingu, não ter nenhuma pessoa indicada na prefeitura. Nem na época do Averaldo, quando eu era vereador, com todas as perseguições eu possuía indicados na prefeitura.
BLOG DO XAROPE-- Prefeito, Deus mudou seu destino, depois de tantas perseguições...
Prefeito Erivando- Deus não abandona seus filhos. O empreendimento Belo Monte começou a crescer nessa época e as pessoas começaram a migrar. Por ser um conhecedor completo do município de Vitória do Xingu, eu ganhei muito dinheiro nessa época, por indicar terras para que as pessoas e empresas que chegavam comprassem. Eu nunca fui corretor, mas passei a fazer parcerias com esses empresários. No momento em que precisava de dinheiro, Deus me dava provisões para ajudar minha família e meus amigos. O dízimo não é para ser dado, sim para ser devolvido a Deus, que nos dá tudo de Bem.
BLOG DO XAROPE-- Como o senhor se tornou prefeito?
Prefeito Erivando- Depois de muitas perseguições. Meu salário de vice-prefeito era atrasado em 90 dias (três) meses. Fiquei numa situação tão difícil que pensei em abandonar a vida política. Fiquei ausente dois anos e meio da prefeitura. Tão isolado que passava até seis meses sem falar com um vereador, mesmo sendo o vice prefeito. Abalado na minha saúde, tive que fazer um cateterismo.
BLOG DO XAROPE-- Que explicações o senhor dava para o seu sumiço da prefeitura?
Prefeito Erivando- Eu dizia, estou tocando minha vida, por que não tenho oportunidade no governo. Infelizmente o prefeito Liber cometeu alguns deslizes, fato conhecido nacionalmente como Operação Padilha, da Polícia Federal, que ocasionou a prisão do prefeito e mais sete secretários, no dia 22 de agosto daquele ano. A prefeitura ficou apenas com dois secretários. Foi um desafio muito grande assumir a prefeitura neste momento de crise, sem créditos e sem noção do quanto o município devia, tive que vender uma Toyota de minha propriedade para sanar uma parte das dívidas, que eram imensas. Sem computador, nem móveis, nem funcionários, sem rumo. Assim eu assumi a prefeitura de Vitória do Xingu. Ato seguinte; foi feita uma auditoria, o que deu uma idéia trágica de que todos os bens da prefeitura estavam bloqueados. Sem apoio dos vereadores, alguns esperando a volta do Liber, que não houve. Sempre colocando em Deus, através de orações, meus projetos para o povo.  Levei todos os projetos para o palanque em praça pública, no dia 13 de dezembro e disse; se a Câmara aprovasse esses projetos, o município iria se desenvolver dependia dos vereadores e de seu compromisso com o povo. Inclusive redução Fiscal, que foi um projeto polêmico, porém aprovado, dando maiores arrecadações ao município, ISS. Parceria com Norte Energia e suas condicionantes, outro ponto importante.
Erivando Amaral, o prefeito tampão, hoje é prefeito eleito de Vitória do Xingu, no mês de outubro, de fato e de direito. Eleito com 60% dos votos, por uma coligação composta de quinze partidos, Erivando Amaral se orgulha em dizer: “fui eleito em uma campanha limpa, transparente, sem dar nenhum centavo para ninguém”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.