sábado, 6 de setembro de 2025

DE RESÍDUO A SOLUÇÃO : NO PARÁ , CAROÇO DE AÇAI GERA NOVOS NEGÓCIOS E VIRA COMBUSTÍVEL ALTERNATIVO EM FÁBRICA DE CIMENTO

Parceria entre empresas transforma toneladas de resíduos de açaí em biomassa, reduzindo emissões e impulsionando a economia circular no estado amazônico


O Brasil é o maior produtor, consumidor e exportador de açaí do mundo. 
Sozinho, o estado do Pará responde por 90% da produção nacional, com uma média anual de quase 1 milhão e 700 mil toneladas do fruto, segundo dados do IBGE. 
O que pouco se fala é que a maior parte do açaí – cerca de 80% – é caroço, que sem uma destinação correta vira montanhas de lixo e um passivo ambiental que onera o caixa das empresas do setor, especialmente as produtoras de polpas.
Há tempos, o parque fabril da Eco Foods, fabricante e distribuidora de polpa de açaí, situado em Marituba, a apenas 40 minutos de Belém, deixou de encarar o caroço de açaí como problema. 
O que antes era descartado agora é vendido e transformado em matéria-prima para gerar energia em indústrias, um exemplo concreto do potencial da economia circular na Amazônia.
Fonte : Portal Destak Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.