Nesta terça-feira (25), a Sessão Ordinária da Assembleia Legislativa do Estado será em Breves, atendendo a população dos municípios do entorno, na região do Marajó.
Com isso, o Legislativo paraense encerra a programação de sessões itinerantes previstas para 2025.
No total, a Alepa Itinerante percorreu as 5 regiões do estado, com programação nos municípios pólo de Parauapebas, Santarém, Marabá, Altamira e, por último, Breves.
O projeto tem como objetivo aproximar a população do Poder Legislativo do Estado, transferindo as Sessões Ordinárias que acontecem em Belém para diversos municípios do Estado, de acordo com o Projeto de Resolução nº 1/2025, de autoria da Mesa Diretora, que criou o programa, permitindo, em caráter excepcional, que as Sessões aconteçam em cidades do interior do Pará.
A programação em Breves começará pela manhã, com uma Audiência.
O encontro permitirá que cidadãos, órgãos públicos e a sociedade civil organizada apresentem suas demandas e propostas.
A Sessão Ordinária ocorrerá à tarde e terá ainda reuniões de comissões permanentes da Alepa, no município.
Nessas etapas, os parlamentares darão continuidade ao ciclo de escuta da população e de deliberação sobre pautas estratégicas.
A Sessão Itinerante em Breves terá em pauta seis Projetos de Lei de interesse para a região do Marajó.
O Centro de atendimento ao cidadão (CAC) e o Departamento de Bem Estar Social (DBES) também levarão serviços para a população local.
Para o presidente da Alepa, deputado Chicão, trata-se de uma resposta a um anseio antigo da população do interior.
“Esse é um projeto que nasceu para escutar as pessoas em seus territórios, para conhecer de perto suas demandas e debater soluções junto com elas.
A Alepa não pode ser uma instituição distante.
O Legislativo é a Casa do povo e precisa estar presente em todas as regiões”, destacou o presidente.
Histórico - A primeira Sessão Itinerante aconteceu no ano de 1991 e ao longo dos anos o Poder Legislativo tem realizado inúmeras edições do projeto.
As Sessões Ordinárias Itinerantes seguirão o mesmo rito regimental com a análise, discussão e votação das matérias que impactam de forma direta a vida da população do Pará.
Programação Em Breves, cerca de 100 servidores de 17 setores do legislativo foram mobilizados para dar suporte à programação e garantir o pleno funcionamento das atividades parlamentares fora da sede da Alepa, em Belém.
As atividades previstas em Breves incluem serviços de cidadania, audiência pública e sessão ordinária.
Atendimento à população (CAC e DBES)
Horário: A partir das 8h
Local: Centro Comunitário Elcione Barbalho (Av. Gurupá, S/N, Cidade Nova)
Serviços oferecidos:
Emissão de RG
2ª via de certidão de nascimento e óbito
Regularização de CPF
Orientações jurídicas
Aferição de pressão e glicemia
Escovação dentária
Atendimento de enfermagem
Acompanhamento pré-natal
Audiência Pública – Oitiva das Demandas da Região
Horário: 10h
Local: Centro de Desenvolvimento e Educação Profissional Dr. João Messias dos Santos (Av. Rio Branco)
Sessão Ordinária
Horário: 15h
Local: Centro de Desenvolvimento e Educação Profissional Dr. João Messias dos Santos (Av. Rio Branco)
Fonte : Alepa
Blog do Xarope via Alepa
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.