sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Vereadores de Santarém declaram apoio total ao movimento “Fora Celpa” Mano Dadai diz que o povo vem sendo lesado pela concessionária

O parlamentar usou a tribuna para parabenizar o movimento “Fora Celpa”.Segundo ele, os consumidores se sentem lesados pela concessionária de energia elétrica. Ainda de acordo com Dadai, por meio da manifestação iniciada em Santarém, outros municípios estão se engajando na luta contra as cobranças altas que têm sido feitas pela companhia.
O peerretebista enalteceu a importância da Casa para o movimento, e criticou posicionamento contrário que indicou que a manifestação em nível municipal não surtiria efeito. 
“Se iniciou daqui nós vamos chegar lá”, enfatizou o parlamentar que fez uma comparação da causa com o movimento que pleiteia a criação do Estado do Tapajós que também deve ser resolvido em outra esfera de poder, no caso a federal.
Jandeilson Pereira (PSDB)
O peessedebista fez coro à demanda das altas tarifas cobradas pela Celpa Equatorial, que se tornou alvo constante de reclamações dos consumidores. O parlamentar enfatizou que a Casa precisa intermediar o esclarecimento à população, para que, segundo ele, o povo saiba o que está sendo cobrado nos talões de energia.
“É a partir dessa audiência pública que vamos começar a trabalhar”, disparou o tucano ao se colocar à disposição do movimento, que ganhou força nos últimos dias, e já tem uma audiência pública marcada para o dia 29/11, na Câmara de Vereadores de Santarém.
Tadeu Cunha (DEM)
Na sessão desta segunda-feira (13/11), o vereador Tadeu Cunha foi à tribuna ressaltar mais uma vez sobre o elevado aumento na conta de energia elétrica que ultimamente tem sido assunto discutido por grande parte da população no estado do Pará. O parlamentar lamenta a forma em que a Celpa está tratando o povo paraense, em especial a população Santarena.
O vereador enfatiza que a solução desse problema começa com a manifestação popular e apoiada pelo Poder Legislativo, mas afirma que os devidos encaminhamentos por meio dos pares da casa, órgãos responsáveis e o movimento que encabeçou essa demanda da população irão ser de fundamental importância para alavancada da solução. Esse direito da sociedade tem exercido! “Não podemos aceitar que o Pará que é o gerador de energia, pague as contas dos outros estados que tem taxas inferiores na cobrança no talão de energia elétrica”. Ressalta ainda que a qualidade nos serviços ofertados pela Celpa é péssima, afastando investidores da nossa cidade com preço exorbitante e uma energia ruim. A Câmara Municipal Já aprovou a audiência pública e estará junto desse movimento apoiando nas suas prerrogativas. 
Dayan Serique (PPS)
O vereador Dayan Serique, na sessão legislativa desta terça-feira, 13 de novembro, ao usar a tribuna, ratificou o movimento iniciado pelos pares desta casa para a acompanhar mais de perto e tomar as providências que forem cabíveis a esta Casa Legislativa quanto às reclamações da população em relação à CELPA.
Dayan Serique destacou que há reclamações, por exemplo, de cortes de energia em finais de semana, sendo que já há legislação municipal, lei 18.002/2016, no sentido de proibir tais atos por parte das concessionárias e permissionárias de fornecimento de água e energia. Além das inúmeras reclamações da péssima qualidade dos serviços prestados e faturas e tarifas de valores exorbitantes.
O vereador registrou que está apresentando indicação ao Governo do Estado no sentido de articular com os setores estaduais responsáveis para viabilizar a redução da alíquota de ICMS a, pelo menos, 10%.Ressaltou que a energia é hoje considerada uma mercadoria, e não apenas um serviço, e, portanto, acaba incidindo o ICMS.
Na visão do vereador, precisa-se fazer algo, com a aprovação dos pares dessa casa, pela redução do ICMS e deixar de penalizar a população. Existem vários projetos tramitando no Congresso Nacional no sentido de considerar a energia como serviço, no entanto, não podemos aguardar posicionamento nacional, sendo que por hora podemos recorrer ao gestor do estado.
Ronan Liberal Jr. (MDB)
O vereador Ronan Liberal Jr. em seu pronunciamento na Sessão Ordinária desta terça-feira (13/11), falou sobre as manifestações de populares contra as cobranças da Rede Celpa. O vereador se posicionou favorável ao requerimento 1171/2018 de autoria dos vereadores Mano Dadai (PRTB) e Henderson Pinto (MDB), que solicita uma audiência pública com a empresa Celpa Equatorial e órgãos competentes para discutir sobre a tarifa de energia elétrica.
O parlamentar reconheceu que a Casa de Leis não pode se calar diante de temas tão importantes e que este é um clamor da população. Ronan destacou que o Estado do Pará é rico em produção de energia elétrica e fornece para todo o país e não recebe sequer uma contrapartida na tarifa cobrada aos cidadãos.
Ronan acredita que essa luta do povo tem que iniciar. “A população espera isso de nós. Que possamos discutir e que apontemos melhores alternativas para levar uma solução imediata para a população que sofre para pagar a energia”.
Júnior Tapajós (PR)
Usando o tempo do PR na sessão desta terça feira, o vereador Júnior Tapajós subiu à tribuna para declarar seu apoio a realização da audiência pública para debater os altos custos das contas de energia elétrica em nosso Estado.
O requerimento que solicita a audiência foi colocado em votação durante a sessão e teve o voto favorável do parlamentar. Aprovado por unanimidade, a audiência pública deve acontecer no dia 29 deste mês.
A expectativa é que desta vez, com o apoio do governador eleito Helder Barbalho, que levantou está mesma bandeira em campanha por sermos Estado produtor de energia, enfim este problema seja resolvido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.