Nesta segunda-feira (25), o Poder Legislativo do Estado do Pará realizou no auditório João Batista uma Sessão Solene para celebrar os 25 anos do Jubileu de Prata que marcou o ingresso das primeiras mulheres oficiais na Marinha Mercante do Brasil. A sessão atendeu proposição do deputado Fábio Freitas (Republicanos).
A mesa oficial foi formada por Veridiany Melo, condutora em formação de oficial; Eloá da Silva, presidente do grupo de mulheres aquaviárias; Hildelene Bahia, fundadora do grupo mulheres aquaviárias; Milena Miguel, diretora do Hospital Naval de Belém; Rafael Cerqueira, capitado de Mar e Guerra; Sérgio Franco, comandante da Marinha; e Luciene Oliveira; comandante de Cabotagem.
''É com grande honra que realizo esta sessão em homenagem à 1ª Turma de Mulheres Oficiais do Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar - CIABA.
Hoje celebramos não apenas uma conquista acadêmica e profissional, mas, sobretudo, um marco histórico para a Marinha do Brasil e para toda a sociedade.
Que esta conquista seja apenas o início de muitas outras vitórias, e que o exemplo de vocês motive novas gerações a acreditar que a dedicação, a fé, podem transformar realidades'', parabenizou o deputado Fábio.
A condutora em formação de oficial, Veridiany Melo, é autora do livro ’Muito Além do abuso’.
No livro, ela relata um dos acontecimentos mais marcantes de sua vida – o nascimento do seu primeiro filho, hoje integrante, também, da Marinha do Brasil.
''A Sessão de hoje é um reconhecimento ao nosso trabalho, em especial, para todas nós mulheres que ingressamos há exatos 25 anos na Marinha Mercante e as que estão chegando para trilhar um novo capítulo nas suas histórias de vida e, em especial, nas forças armadas. Acabo de receber uma moção de louvor da Alepa pela autoria do livro ’Muito Além do abuso’, onde relato o abuso que sofri ainda jovem e desse triste caso nasceu a maior riqueza da minha vida, o meu primeiro filho.
Hoje, ele com 23 anos de idade, muito me honra e me orgulha de poder atuar, junto comigo, na Marinha Mercante'', contou.
''A cerimônia de hoje nos homenageia, lindamente, onde celebramos os nossos 25 anos de formatura.
Para alguns pode parecer apenas um número, porém, para cada uma de nós, é uma vida toda dedicada a profissão que amamos.
Estarmos, hoje, na Alepa, celebrando esse marco, é mais do que uma honra, é a confirmação de que a nossa trajetória deu certo.
Que outras muitas mulheres que nos veem possam acreditar que o mar também é o lugar delas e que o vento sopre sempre a favor de quem ouse sonhar'', disse a comandante de cabotagem, Luciene Oliveira.
A participação das mulheres na Marinha Mercante é um tema relevante que reflete as mudanças sociais e culturais que promovem a igualdade de gênero.
Historicamente, a presença feminina em atividades marítimas foi limitada, porém, nos últimos anos, as mulheres vêm conquistando espaço em diferentes funções a bordo de navios mercantes.
A contribuição das mulheres traz diversidade e novas perspectivas ao ambiente de trabalho, promovendo uma cultura mais inclusiva e colaborativa.
Com o apoio de programas de formação e iniciativas que incentivam a inclusão, mais mulheres estão se destacando nesse setor, fortalecendo a indústria marítima e inspirando futuras gerações.
Fonte : Alepa
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.