segunda-feira, 25 de agosto de 2025

POLÍCIA CIVIL DO PARÁ REALIZA OITIVAS EM INQUÉRITOS NO ÂMBITO DA OPERAÇÃO AGOSTO LILÁS

A Polícia Civil do Estado do Pará, por meio da Diretoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAV), intensificou neste sábado (23) as ações da operação “Agosto Lilás” e da operação “Shamar 2025”, promovendo um grande mutirão de oitivas simultaneamente nas Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher (DEAM) de Belém, Ananindeua, Icoaraci e na Sala Lilás de Marituba.

As atividades resultaram na realização de oitivas em procedimentos que somam 740 inquéritos policiais em tramitação, relacionados a crimes de violência doméstica e familiar contra a mulher, abrangendo tanto investigados quanto testemunhas. 
O esforço visa garantir a instrução, conclusão e envio célere desses procedimentos ao Poder Judiciário, fortalecendo a resposta estatal e a proteção às vítimas.
Durante as oitivas na DEAM Belém, foi cumprido um mandado de prisão preventiva contra um homem investigado por ameaças, descumprimento de medidas protetivas, dano e invasão de domicílio. A vítima, uma adolescente de 17 anos, é ex-companheira do sujeito e está grávida. 
A ordem judicial foi expedida pela 4ª Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Belém e o preso foi colocado à disposição da Justiça .
A Operação Agosto Lilás é desenvolvida em alusão à Lei Federal nº 14.448/2022, que institui o mês de conscientização pelo fim da violência doméstica e familiar contra a mulher. 
O trabalho da Polícia Civil do Pará nesta data reforça o compromisso institucional com a responsabilização dos agressores, a defesa dos direitos das mulheres e o acolhimento humanizado das vítimas, em consonância com os princípios constitucionais e a salvaguarda dos direitos fundamentais.
Fonte : Portal Polícia Civil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.