quarta-feira, 6 de abril de 2022

Polícia investiga furto de energia em rede de farmácias de Santarém



Uma operação da Polícia Civil foi realizada na manhã desta quarta (6) no bairro Prainha em Santarém, no oeste do Pará, para investigar um caso de furto de energia em uma farmácia localizada na avenida Gonçalves Dias com a Uruará.

De acordo com informações da polícia, a suspeita é que o furto acontecia com a ajuda de um dispositivo. O funcionário do estabelecimento acionava o controle remoto para adulterar a medição do consumo de energia.

A suspeita foi levantada após os inspetores da concessionária desconfiarem do consumo que reduziu significativamente de 3000 KW para menos de 100.

De acordo com o diretor da 16ª Seccional Urbana de Polícia Civil, delegado Germano do Vale, o caso será investigado e após o laudo da Polícia Científica, será possível fazer os procedimentos criminais referente ao furto de energia elétrica.

"Tem se criado essa política de dizer que pode fraudar, que é difícil de se elucidar e a concessionária tem seus métodos para ver o movimento do estabelecimento e se for verificado que estiver bem abaixo, já tem indícios de que há um desvio de energia. É só uma questão de tempo para a concessionária fazer os procedimentos cabíveis e no momento certo ai entra a polícia civil e com o perito criminal da Polícia Científica , faz todo o procedimento no que concerne a aferição de que realmente estava tendo um desvio de energia”, contou o delegado Germano do Vale.

O dono do estabelecimento não estava no local, por isso ninguém foi preso. A gerente da farmácia compareceu à delegacia de Polícia Civil para prestar esclarecimentos e entregou o controle remoto. O caso foi registrado e um inquérito será aberto para investigar o caso.

De acordo com a Equatorial Pará, só em 2021 foram registrados 67 casos de furto de energia em Santarém. Em 2022 o número de registros de janeiro a abril já chega a 15.

A Equatorial Pará informou ainda que ligações clandestinas de energia elétrica além de serem crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, podem gerar diversos prejuízos à sociedade como interrupção no fornecimento e oscilações no nível de tensão, além de causar acidentes graves e fatais como curtos-circuitos e morte por eletrocussão.


com informações G1 SANTARÉM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.