quarta-feira, 6 de abril de 2022

Prefeito Nélio Aguiar anuncia para 29 de abril inauguração do Terminal Hidroviário de Santarém



Durante visita técnica do presidente da Companhia de Porto e Hidrovias (CPH), Abraão Benassuly, ao Terminal Hidroviário de Santarém, no oeste do Pará, na manhã de terça-feira (5), o prefeito Nélio Aguiar anunciou para o dia 29 deste mês a inauguração do espaço. A intenção do gestor municipal é de que o terminal inaugure e já comece a operar no mesmo dia.

A administração do terminal será da Prefeitura de Santarém, e de acordo com o prefeito, a coordenadora de portos do município, Lilian Maués, já está tomando as providências legais com a Procuradoria Jurídica para viabilizar a operação do terminal desde a inauguração.

"Estamos trabalhando para que o terminal inaugure com as equipes de trabalho atuando. Estamos tomando todas as providências que a operação seja liberada. Esse terminal representa para nós uma solução em definitivo para o que era um sofrimento no porto da Tiradentes, que a gente amenizou um pouco com o porto do DER que já se tornou pequeno. Aqui tem espaço suficiente para atender os passageiros com todo o conforto e segurança, e estrutura adequada para a movimentação de cargas", ressaltou Nélio.

Considerado o maior e mais moderno terminal hidroviário público de passageiros do Brasil, o equipamento promete promover o ordenamento na orla fluvial de Santarém.

"O ordenamento da área portuária será feito. O transporte intramunicipal vai continuar na frente da cidade, nos píeres. Já os transportes interestadual e intermunicipal serão remanejadas para o novo terminal, até porque não há interesse da CDP em continuar fazendo operações com passageiros devido ao volume de cargas que aumentou muito no porto da Companhia", pontuou Nélio.

Estrutura

Denominado Joaquim da Costa Pereira, em homenagem ao empresário falecido em 6 de janeiro de 2010, e que muito contribuiu para o desenvolvimento do município, o Terminal Hidroviário de Santarém terá guichês para venda de passagens, guarda-volumes, carrinhos para bagagens, cadeiras de rodas, e tem mais de 22 mil metros quadrados de área construída. A sala de embarque conta com 1.205 cadeiras longarinas, rede wi-fi gratuita e duas escadas rolantes.

O espaço que é todo climatizado, terá vestiários e banheiros masculino, feminino e para pessoas com deficiência. A área inclui ainda farmácia, três lanchonetes, restaurante e espaços para instalação de lojas e quiosques. Também haverá salas para órgãos de Segurança e Justiça, como Polícia Militar, Conselho Tutelar e Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos do Pará (Arcon).

Uma rampa metálica biarticulada vai auxiliar no embarque e desembarque de passageiros. O terminal também conta com passarela coberta e flutuante com oito fingers, para atraque das embarcações. Na área externa, o estacionamento com 5.800 metros quadrados inclui vagas para carros, motocicletas e bicicletas, além de pontos para táxis e ônibus.

O terminal de cargas conta com um galpão com mais de 6.000m² para abrigar cargas e utensílios dos passageiros.

De acordo com Abraão Benassuly, toda a estrutura foi pensada para receber grandes embarcações na região, como por exemplo, cruzeiros, que devem fomentar a atividade turística no oeste do Estado, gerando emprego e renda. Além disso, o porto estará pronto para oferecer viagens diárias para os Estados do Amapá e Amazonas, por exemplo.

com informações G1 SANTARÉM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.