sexta-feira, 31 de maio de 2019

Governo volta a dizer que só reúne com mulheres de PMs se manifestações terminarem

Uma nova reunião entre o Governo do Estado, a cúpula de segurança pública e associação de esposas de policiais militares (PMs) está marcada para às 17h desta sexta-feira (31). 
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), porém, o encontro só ocorrerá caso as esposas aceitem desocupar os batalhões que estão fechados como forma de protesto da categoria.
"A reunião somente acontecerá se o grupo cumprir com o prometido e desocupar o batalhão, como foi informado pelas próprias mulheres anteriormente" diz a nota da Segup, informando que a disposição do Governo em reunir com as integrantes, pela quarta vez em cinco meses, "reflete o interesse permanente do Estado do dialogar com a categoria e reafirmar que medidas já estão sendo realizadas a fim de melhorar as condições pessoais e profissionais dos militares".
Ainda segundo a secretaria, o próximo passo na negociação só será dado, entretanto, "se os militares retornarem às ruas para garantir a ordem e a proteção da população".
BATALHÕES FECHADOS
De acordo com a Segup, informações da Polícia Militar indicam que, em Belém, apenas o 2º Batalhão, localizado no bairro da Campina, permanece interditado pela associação, o que impede a saída dos agentes para o trabalho nas ruas. Apesar disso, a secretaria afirma que "o policiamento ostensivo e preventivo na circunscrição ocorre sem prejuízo à seguraça da área" explicando que o apoio de outras unidades foi solicitado para cobrir o perímetro que está desfalcado.
Em relação ao interior do Estado, a Segup informou que o 5º BPM, em Castanhal, também está interditado, mas outras unidades estariam dando apoio, não havendo prejuízo nas atividades.
Ambas afirmações são contestadas pela associação de esposas de PMs.
OUTRO LADO
Uma das integrantes da associação de esposas de PMs, que não será identificada, informou que, no interior do Estado, os batalhões de Capanema, Xinguara, Bragança, Abaetetuba, Castanhal estão ocupados. Em Belém, segundo elas, o 6º BPM (Águas Lindas), 10º BPM (Icoaraci) e 2º BPM (Campina) estariam interditados. Elas ainda estariam tentando negociar o fechamento, nesta manhã, do 30º Batalhão. A Segup informou que está apurando a alegação de outros batalhões fechados.
Questionado sobre a reunião desta sexta-feira (31), o grupo disse que não irá desocupar os batalhões e que, por isso, a reunião não deve ocorrer.
"Nós não estamos de acordo com o que falaram para a gente, com essa imposição, com a proposta que a gente abra todos os batalhões para que a reunião possa acontecer. Não estamos de acordo com o que eles querem, então nós não vamos liberar nada" disse ela.
Na última quinta-feira (30), um dia após a terceira reunião ter sido suspensa por elas não terem desocupado os batalhões, integrantes do grupo avaliaram a atitude do Governo, de impor que elas liberem os batalhões para que as reuniões possam prosseguir, como coação.

blog do xarope com informações do PortalParáNews

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.