sexta-feira, 31 de maio de 2019

Paciente de Rurópolis dá entrada no HMS com suspeita de raiva humana

Hospital Municipal Dr. Alberto Tolentino Sotelo, em Santarém — Foto: Natashia Santana/Ascom HMS
O setor de epidemiologia da rede de saúde pública de Santarém, no oeste do Pará, está investigando uma suspeita de raiva humana em paciente que chegou ao município na noite de quinta-feira (30), proveniente de Rurópolis, sudoeste paraense.
Trata-se de um menino, de apenas 9 anos, que veio de Rurópolis com encaminhamento TFD (Tratamento Fora do Domicílio) está internada no Hospital Municipal Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS). Devido à suspeita de raiva humana, a criança foi colocada em uma sala de isolamento, onder recebe medicamento e passa por coleta de material para exames.
Por meio de nota, o Hospital Municipal informou que a equipe de epidemiologia do HMS, liderada por dois infectologistas, está acompanhando o caso. Entre as possíveis doenças, existe a suspeita para raiva humana. Exames de sangue, do líquor e saliva estão em processo de coleta e serão enviados ao laboratório autorizado em Belém. O resultado deverá chegar na outra semana.
Ainda segundo a nota, o quadro clínico do paciente é grave. Ele está entubado na sala de isolamento da Unidade.
O que é raiva?
A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%. É causada pelo Vírus do gênero Lyssavirus, da família Rabhdoviridae.
Nos humanos, a raiva é transmitida pela saliva de animais infectados, principalmente por meio da mordida, podendo ser transmitida também por arranhões ou lambidas desses animais.
Após o período de incubação, surgem os sinais e sintomas clínicos inespecíficos da raiva, que duram em média de 2 a 10 dias. Nesse período, o paciente apresenta:
mal-estar geral
pequeno aumento de temperatura
anorexia
cefaleia
náuseas
dor de garganta
entorpecimento
irritabilidade
inquietude
sensação de angústia.

BLOG DO XAROPE COM INFORMAÇÕES DO G1 SANTARÉM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.