sexta-feira, 31 de maio de 2019

Serviços de restauração de monumentos históricos de Santarém iniciam neste sábado

Réplicas da cerâmica Tapajônica na Praça Barão de Santarém, em Santarém — Foto: Geovane Brito/G1
Os monumentos históricos da Praça Barão de Santarém, em Santarém, no oeste do Pará, terão os serviços de restauração iniciados neste sábado (1). Os trabalhos serão feitos por artesãos e artistas do município e prefeitura. O objetivo é dar mais vida aos monumentos, buscando a fidelidade de sua originalidade.
Entre as obras que serão recuperadas está o "Vaso de Gargalo", "Vaso Cariátides" e o "Muiraquitã", todas dos artistas plásticos Laurimar Leal e Renato Sussuarana, responsáveis por grande parte do acervo cultural do Baixo Tapajós e que representam a Cerâmica Tapajônica.
Todas as etapas da restauração serão acompanhadas pelos órgãos ligados à preservação do patrimônio histórico, entre eles a Cooperativa. Depois de passarem por reforma nas estruturas, piso, revestimento e calçadas de proteção, todos os monumentos receberão nova pintura nas cores originais, identificadas a partir de processos especiais, sendo pintura com tinta de cor marrom claro, na paleta de cores com um tom entre o camurça e o marfim. Após a pintura, será dado um tratamento com betume para que a obra não fique manchada.
Praça Barão de Santarém
É o maior espaço público da cidade, onde é possível encontrar réplicas da cerâmica arqueológica do município. O espaço é o marco zero da cidade e sua estrutura é composta por jardins, mangueiras e parques de diversões.
A decoração da praça é feita com esculturas que imitam as principais formas do vaso cariátides e gargalo e a figura do Muiraquitã esculpida em cada banco.

blog do xarope com informações do G1 SANTARÉM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.