quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

Draga para garimpo é apreendida pela Capitania em Santarém


Uma draga de sucção de minério foi apreendida pela Capitania dos Portos, na noite de quarta-feira, em Santarém, no oeste do Pará. A embarcação singrava as águas do rio Tapajós em direção à região garimpeira no município de Itaituba, no sudoeste do estado, quando foi interceptada pela Marinha e apreendida para averiguação. A notícia foi divulgada pela Tv Tapajós.

A informação apurada pelo Portal OESTADONET é que a embarcação não possuía Licença de Operação, que é emitida pelo órgão de controle ambiental. O comando da Capitania dos Portos em Santarém ainda não se pronunciou sobre o caso.

A chegada dessa dragas à região assustou os moradores, principalmente diante das últimas notícia sobre um possível dano da atividade garimpeira às águas do Tapajós.

A embarcação foi filmada por várias pessoas, que compartilharam imagens nas redes sociais, alertando para a chegada do equipamento que é usado principalmente em áreas de garimpos ilegais no Alto Tapajós.

Esse tipo de equipamento é usado para retirar o ouro do fundo do rio. São utilizadas longas mangueiras acionadas por pequenos geradores de energia que sugam a terra e tudo o que encontram no fundo. Depois, todo esse material é filtrado e devolvido à água. O ouro fica retido na esteira montada na embarcação.

*Obrigado por ter chegado até aqui. Nós, do Blog do Xarope, temos o compromisso diário de levar até os leitores um jornalismo crítico, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Se você acredita no nosso trabalho, junte-se a nós. Apoie, da maneira que puder.*

com informações O ESTADO NET

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.