quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

Polícia é acionada para resgatar jacaré dentro de residência em Belém



No começo da tarde desta quinta-feira, 20, o Batalhão de Polícia Militar Ambiental foi acionado para resgatar um filhote de jacaré no Conjunto Paraíso dos Pássaros (CDP). De acordo com informações, no local, a equipe descobriu se tratar de um Jacuraru, um réptil, da família dos lagartos de aproximadamente 40 centímetros, de cor verde oliva com manchas e faixas pretas no dorso.

O morador Mariano Macedo, 46 anos, contou que a esposa antes de sair para trabalhar encontrou o animal e se assustou pensando que era um filhote de jacaré. Logo após, o animal fugiu se escondendo atrás da porta. "Agora no final da manhã minha esposa abriu a porta do quarto e se separou com um filhote, que parecia ser um jacaré e voltou para o quarto. Ela estava amarela e assustada. Quando ela bateu a porta do quarto, ele correu para trás da porta da sala. Como ele era pequeno, mas com um porte razoável, acionamos o 190 para vir uma equipe resgatar. Não conhecemos, né, se ele pode morder, ter algo que desconhecemos. Ele está imóvel atrás da parede", disse.

Pouco antes da equipe ambiental chegar para fazer o resgate, o proprietário do imóvel disse que optou por não mexer no animal, que não queria feri-lo e preferiu deixar para quem entende do assunto cuidar do resgate e soltura.

Avaliação

O resgate durou entre 5 e 10 minutos. Após identificar o Jacuraru, a equipe colocou em um recipiente para encaminhar para a avaliação e posteriormente soltura. "Aparentemente o animal está bem, vamos encaminhar para a soltura que será provavelmente no Utinga, já que ele tem espécie lá", completou o sargento.

Questionada sobre os riscos para a população que o réptil pode apresentar, a Cabo informou que não é perigoso, desde que a população não tente predá-lo. "Risco para a população, ele não vai apresentar, a não ser que a pessoa tente capturá-lo, aí corre o risco na tentativa de defesa, ele pode morder ou arranhar, aí pode infeccionar, ir ao hospital. Mas neste caso, ele está em uma situação de estresse e a primeira tentativa dele é a fuga", finalizou.

Em ocorrências envolvendo espécies selvagens, o Centro Integrado de Operações (Ciop) pode ser acionado pelo 190 ou para o número diretor do Batalhão de Polícia Ambiental (91) 98421-3878.

*Obrigado por ter chegado até aqui. Nós, do Blog do Xarope, temos o compromisso diário de levar até os leitores um jornalismo crítico, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Se você acredita no nosso trabalho, junte-se a nós. Apoie, da maneira que puder.*

com informações ROMANEWS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe do Blog do Xarope e deixe seus comentários, críticas e sugestões.